05 janeiro 2008

LIVRO DA SEMANA (1)



Em 2007, um dos livros mais badalados no mundo anglo-saxónico foi The Road de Cormac McCarthy ("A Estrada" entre nós, publicado pela Relógio D'Água). Esta é a história da viagem de um pai e de um filho por entre os escombros e o que resta do mundo após um desastre nuclear. Do princípio ao fim, a paisagem é desoladora. Angustiante. Enervantemente real. Possível. Desta tragédia apocalíptica somente restam alguns humanos, que fazem tudo (tudo mesmo) para sobreviver. Pai e filho também tentam sobreviver, percorrendo uma estrada em direcção ao mar. No sentido da esperança. Uma fútil e vã esperança.
Nos últimos anos têm surgido bastantes visões trágicas sobre o nosso futuro comum, das quais se destacam o fabuloso Oryx and Crake da canadiana Margaret Atwood (uma das candidatas ao Nobel este ano), ainda não publicado entre nós (incompreensivelmente, digo eu). Este não é mais um romance sobre as consequências de um desastre nuclear. Este é o romance sobre as consequências de um desastre nuclear. O enredo é captivante. O ritmo de escrita é perfeito. Lento. Penoso. Doloroso.
Quem o ler certamente que nunca esquecera as paisagens de cinza e destruição relatadas por McCarthy. Um livro a comprar. Hoje, se possível.
Estrelas: 4 e meia

Sem comentários: