04 janeiro 2008

OS INCENTIVOS DO DAKAR


Confesso que não sou grande adepto do rally Lisboa-Dakar. No entanto, o cancelamento do evento merece algumas reflexões. À primeira vista, o cancelamento do rally por motivos de segurança parece lógico e sensato, principalmente tendo em conta que a organização do evento terá sido alertada pelos serviços secretos franceses sobre a possibilidade de atentados na Mauritânia.
Mesmo assim, o cancelamento do rally é não só uma vitória dos terroristas, mas também fornece incentivos errados a futuras organizações da prova. Quem garantirá aos patrocionadores e pilotos que o mesmo não irá acontecer para o próximo ano? Ou para o seguinte? Que motivo tem um patrocinador para investir numa prova que pode ser cancelada à última hora devido a alegados problemas de segurança? Que motivação tem um piloto para se preparar um ano inteiro para um rally-que-pode-não-acontecer?
Mais importante, se os terroristas ganharam este ano, não terão eles alento adicional para tentar fazer o mesmo no próximo ano? Ao cancelar a prova, não estaremos a fornecer os incentivos errados a todas as partes envolvidas?

Sem comentários: