02 abril 2009

O FALHANÇO DA EUROPA

A sempre acutilante Teresa de Sousa assinou ontem um texto no Publico que se debruça sobre a fraqueza da Europa neste momento de crise. Aqui vai um cheirinho:
"A Europa começou por negar a crise, apontando o dedo à América, dizendo que não era nada com ela. Reagiu em ordem dispersa até conseguir entender-se sobre um mínimo de coordenação entre as diferentes estratégias nacionais para enfrentar os efeitos devastadores da recessão. Falhou na solidariedade em relação aos novos Estados-membros do Leste. Afastou qualquer hipótese de igualar os Estados Unidos (ou sequer aproximar-se) no esforço de estimular a procura interna e mundial, embora a sua economia seja equivalente à economia americana. Ainda não encontrou uma visão estratégica para sair de uma crise que não deixará nada como dantes - nem em termos económicos nem geopolíticos. Continua a acreditar que, se ficar quieta, a tempestade lhe passará por cima. Berlim foi o centro desta estratégia defensiva. Paris e Londres tiveram de se posicionar em função das decisões alemãs. O Leste não teve outro remédio senão recorrer ao FMI. Bruxelas faz o que pode."
Obrigado ao Portugal Azevedo por me ter alertado para o texto.

1 comentário:

Augusto Küttner de Magalhães disse...

Penso que a Teresa de Sousa tem sempre uma visão muito fundamentada e interssante dos problemas de/ e/ com o mundo. Achei há um ano interessante numa Conferência em Serralves, o que disse da Turquia e da sua adesão à UE. Não sei se hoje ainda mantem "exactamente" a mesma opinião, mas na altura era a adequada e estava bem fundamentada!E tem sempre uma visão muito lucida destes temas!