25 janeiro 2011

CAJAS E O FUTURO DO EURO

Mais do que um eventual resgate financeiro de Portugal, o futuro do euro irá passar pelas cajas espanholas (bancos regionais), cuja dívidas têm o potencial para gerar uma grave crise bancária na Espanha. Uma crise bancária parecida com o que ocorreu na Irlanda seria nada menos do que trágico não só para o nosso país vizinho (e para nós), mas também para a própria Europa. Toda a gente sabe isso e não é à toa que o governo espanhol tem implementado toda uma série de medidas para tentar assegurar a viabilidade financeira das cajas. Assim, após a fusão de muitos destes bancos regionais e da recapitalização das cajas, agora o governo espanhol ditou que estes bancos têm de aumentar os seus capitais. Se não o fizerem, as cajas arriscam-se a ser nacionalizadas pelo governo central. 
Apesar de todas estas medidas, a desconfiança em relação à solidez financeira das cajas permanece, até porque são exactamente estes bancos que estão mais expostos aos efeitos relacionados com o rebentamento da bolha imobiliária que tem devastado a economia espanhola.
Já agora, uma data importante sobre o futuro das cajas será o final deste mês, quando estes bancos regionais terão de divulgar a sua exposição aos activos menos sólidos da bolha imobiliária. Resta saber se esta infomação que será divulgada será fiável ou se não será só para "especulador ver"., assim como aconteceu aquando dos testes de stress do Verão passado.. Logo veremos.

1 comentário:

Carlos Conde disse...

Mas as Cajas, se não todas, a maioria, são detidas maioritariamente pelos governos regionais. Aliás, serviram para os governos regionais promoverem de forma activa e significativa a economia regional. Agora chegou a hora de corrigir erros e parece ser isso que o governo pretende. Não sendo de modo nenhum um exemplo a seguir, o contraste das decisões espanholas com a fatalista atitude portuguesa, é flagrante.