13 janeiro 2011

LEGADOS DESTE GOVERNO (5) _ DIVERGÊNCIA REAL

Mais um dos tristes legados deste governo e da nossa década perdida: o regresso da divergência real em relação à Europa. Mais concretamente, o gráfico abaixo dá-nos a evolução do PIB per capita português em percentagem do PIB per capita da Europa Avançada (uma amostra dos 10 países com o PIB per capita mais elevado da União Europeia) entre 1974 e 2009. É visível quão bem sucedidas têm sido as políticas económicas dos últimos anos.

Gráfico _ PIB per capita português em percentagem do PIB per capita da Europa Avançada, 1974-2009
Fonte: Maddison (2006), Conference Board (2010), Santos Pereira "Como Retomar o Sucesso" (2011)

3 comentários:

António Parente disse...

Pelo gráfico parece-me que o legado começou em 2001, com o Governo de Durão Barroso. Aqui não há inocentes: esquerda (incluindo o PCP e o BE, partidos de protesto) e direita, todos contribuiram para a actual situação. Imputar tudo ao actual governo é enviesar a análise do gráfico.

Os períodos em que o rácio melhorou ou foi devido ao 25 de Abril (euforia que conduziu à crise de 83) ao ao período em que o cavaquismo beneficiou dos fundos europeus (terminou na crise de 93).

A sua análsie tem uma fragilidade adicional: se imputa todas as responsabilidades ao actual governo então a curvinha em 2009 devia ser um êxito. Não o é, porque ambos sabemos que o PIB desceu em todo o lado, o nosso desceu menos do que os outros sem que o Governo tivesse feito alguma coisa para influenciar a situação.

Já agora, para memória futura, não sou apoiante do actual Governo nem estou alinhado com qualquer oposição à esquerda ou à direita. Sou um centrista, espaço político não coberto em Portugal por nenhum partido. O meu comentário prende-se exclusivamente com o interesse que o seu post me desperta.

Sebastião Nunes da Gama disse...

Também poderá não ser por acaso que o declínio português se inicie pouco depois da adesão ao Euro.

PMP disse...

Será que a preparação e a entrada no Euro não têm muito a ver com o declinio dos ultimos 10 anos ?