05 abril 2011

AUDITORIA DAS CONTAS PÚBLICAS

Já há vários meses que venho defendendo uma auditoria das contas públicas a realizar por uma entidade independente. Aliás, não tenho grandes dúvidas que uma das primeiras medidas do novo governo será mandar executar uma auditoria às finanças do Estado. Porquê? Porque é preciso saber de uma vez por todas qual é o estado real das nossas contas públicas, para que depois se possam implementar os necessários pacotes de combate ao endividamento e as urgentes políticas de competitividade.
Obviamente, seria bom que essa auditoria se realizasse antes das eleições, até para que todos nós pudessemos votar bem informados. No entanto, infelizmente, não creio que tal venha a acontecer, pois decerto que os custos políticos para este governo seriam devastadores. E é por isso que este governo rejeitará todo e qualquer repto a favor de uma auditoria das contas públicas. 
De qualquer maneira, é de assinalar que a sociedade civil já se começa a organizar para tentar saber a verdade das nossas finanças públicas. Já há até uma petição pública a favor de uma auditoria antes das eleições.

1 comentário:

MPV disse...

Concordo que uma auditoria às contas públicas seria de vital importância, não só pelo que diz, sobre a necessidade de termos conhecimento de causa quando votarmos mas também por outros motivos. Um deles é que sempre que um governo toma posse toma medidas impopulares às quais não se referiu na campanha eleitoral a coberto de "encontrámos as contas muito piores do que pensávamos". Não havendo uma auditoria é naturalmente o que vai acontecer e ouso afirmar que não é de todo do interesse do PSD que a auditoria seja feita antes das eleições. Primeiro porque lhes retiraria a desculpa que precisam e lhes faz falta para terem rédea solta, caso as contas estejam em ordem. No caso de as contas não estarem certas também não é do interesse do PSD que a auditoria seja feita antes das eleições porque implicaria que eles tivessem que, durante a campanha eleitoral dizer quais as medidas que tomariam para corrigir o problema e claro, isso não lhes interessa.