28 fevereiro 2008

DEIXAR DE FUMAR

O PUBLICO informa-nos hoje que "Acupunctura e hipnose não são eficazes para deixar de fumar". Pois não. Não me surpreende. Como ex-fumador (deixei de fumar há cerca de 11 anos), acho que existem três elementos essenciais para não mais voltar a fumar.
1. Força de vontade
2. Muita força de vontade
3. Ainda mais força de vontade
Cada minuto, cada hora, cada dia, é uma vitória, uma conquista para quem deixou de fumar.
Para além disso, quando se abandona o tabaco, existem três regras fundamentais para não mais voltar a fumar:
1. NÃO TOCAR EM CIGARROS
2. NÃO TOCAR EM CIGARROS
3. NÃO TOCAR EM CIGARROS
Se se deixar cair em tentação, pensando "é só um cigarro, não há-de fazer mal", pode ter a certeza que não tardará muito para voltar a comprar cigarros.

1 comentário:

JAM disse...

Caro Professor, parabéns pela sua opção e pelo seu testemunho pessoal. De facto a motivação intrínseca é crucial no tratamento das dependências. No entanto, são muitas as variáveis nessa equação (estilo de vida, estrutura de personalidade, tipologia de consumo, características das substâncias e consequências orgânicas quanto à adição etc.). Ademais as recaídas, se não forem tidas como factor de derrota (pessoal ou social), podem ser úteis no sentido de reforçar a determinação em prosseguir a abstinência dos consumos aditivos. Cada caso é um caso; o seu, felizmente, é um caso de sucesso, e por isso mesmo poderá servir como um bom exemplo, um "incentivo", para muitas pessoas, mas não para todas. Um abraço.