24 março 2008

MEDO DE MORRER

Segundo o cardeal-patriarca de Lisboa, o medo da morte deve-se à noção de pecado. Hmmm. Quererá isto dizer que uma das intenções da igreja católica ao introduzir uma série de novos "pecados mortais" (p.e. não poluir o ambiente) é contribuir para aumentar o medo da morte? Ou será que não?
Aqui está o extracto da notícia do PUBLICO:
"O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu ontem que a noção de pecado incutiu no homem "o medo de morrer", alterando "a própria compreensão" da existência, com a morte a aparecer "como a negação da vida". "A morte é um processo biológico normal e inevitável, que atinge toda a criação. As consequências do pecado fizeram-se sentir na dimensão psicológica e espiritual da morte, ou seja, na maneira de viver a morte", disse D. José Policarpo na homilia da Ressurreição do Senhor, na Sé Patriarcal de Lisboa. Entre as consequências do pecado surge "antes de mais, o medo de morrer". É necessário, assim, que se recupere "o verdadeiro sentido da vida", dado que será dessa forma que "se resgata a morte e se lhe restitui o sentido de passagem para a vida definitiva", prosseguiu D. José Policarpo"

1 comentário:

Gi disse...

Lá vêm os senhores padres tentar convencer-nos que não havia pensamento antes do cristianismo.

Um dos objectivos principais da filosofia de Epicuro era que os homens deixassem de ter medo da morte, o que seria possível, segundo ele, se adquirissem um correcto conhecimento da natureza, ou seja, se se libertassem da ignorância.

Os pecados vieram depois.