15 março 2008

PIERCINGS

O governo prepara-se para introduzir legislação para proibir os piercings e as tatuagens nos orgãos genitais e para os menores de 18 anos. De acordo com o DN: "Os piercings na língua e "na proximidade de vasos sanguíneos, nervos e músculos" vão ser proibidos. Para os menores de 18 anos a interdição é total - "é proibida a aplicação de piercings, tatuagens e de maquilhagem permanente... De acordo com a proposta socialista, quem faça uma tatuagem ou coloque um piercing terá que passar a assinar uma declaração de consentimento (confidencial, que terá de ser arquivada por um período de cinco anos)... Quanto à proibição total que o PS pretende impor no caso dos piercings, o parlamentar argumenta que a "boca é uma das partes do corpo onde mais facilmente se transmite e absorve qualquer vírus ou bactéria." Já no que se refere à interdição "na proximidade de vasos sanguíneos, nervos e músculos", remete para a Direcção-Geral de Saúde uma definição mais concreta... Considerados os três itens, sobrancelhas, umbigo e genitais ficam também interditos na aplicação de piercings. Tal como a mucosa do nariz. Sobra o lóbulo da orelha."
Eu até não gosto de piercings e de tatuagens, mas proibi-los??? Restringir a sua prática??? Onde é que está a liberdade individual? Porque é que o Estado há-de proibir a minha opção de usar um piercing na língua? De tatuar a minha testa? De colocar um piercing na barriga ou, cruz credo!, noutro local mais doloroso? Porquê? O que é que o Estado tem a haver com isso? o quê?
Há leis e intenções legislativas perfeitamente ridículas e desnecessárias. Esta é certamente uma delas. Um atentado à liberdade individual. Um perfeito disparate.

1 comentário:

Gi disse...

Não podia estar mais de acordo.

E um detalhe: onde querem eles pôr tatuagens e piergings sem ser na proximidade de vasos sanguíneos, nervos e músculos?

Ah, a ignorância da anatomia!