17 março 2008

MARIJUANA CANADIANA



A Colômbia Britânica (British Columbia, mais conhecida por BC) é provavelmente a região mais bonita e majestosa do Canadá. As montanhas nascem no mar e sobem aos céus de uma forma tão dramática como surpreendente. Florestas de árvores imensas estendem-se por centenas e centenas de quilómetros em que montanhas, glaciares e lagos cristalinos se sucedem sem parar. A British Columbia é, sem dúvida alguma, uma das regiões mais (sobre-)naturais do mundo, não sendo por acaso que muitos dos movimentos ambientalistas globais tivessem surgido aqui.

Graças à sua riquíssima vegetação, as maiores exportações da BC são os produtos florestais (madeira, pasta de papel, etc). A BC é uma zona pacata, segura, com elevados rendimentos por habitante (apesar dos preços astronómicos das casas), sendo das mais avançadas do Canadá. Por isso, pode estranhar o que vou dizer a seguir. Sabe qual é a segunda maior indústria exportadora e a segunda maior empregadora da BC? A marijuana, também conhecida por "BC bud" (a amiga da BC").

As exportações (e produção) de droga canadiana empregam mais de 100,000 pessoas e a produção desta indústria ilegal totaliza mais de 5 mil milhões de dólares. A BC Bud é tão conhecida na América do Norte, que chegam a haver websites dedicados à venda de diferentes qualidades da mesma (veja, por exemplo, este).
Todos os anos, mais de 400 a 500 plantações de marijuana são detectadas pelas autoridades (quase sempre devido ao alto consumo de electricidade), mas muitas outras centenas (milhares) não são apanhadas pela lei. De vez em quando ouve-se sobre algum crime cometido entre os gangs que comercializam a droga, mas nada de especial. A BC é tão ou mais pacífica do que Portugal.
Apesar da sua intensa beleza, o interior da BC é muito desertificado. Há poucos empregos. Poucas oportunidades. Pouco desenvolvimento. As comunidades que vivem à custa da indústria madeireira sofrem de episódios recurrentes de recessão e desemprego devido à natureza cíclica da indústria. Como é que os habitantes do interior da BC resolveram o problema da desertificação e da falta de oportunidades? Como é que combateram este seu Mezzogiorno? Investindo em grande escala na produção e exportação da BC Bud...
~
Os factos já são conhecidos pelos locais há muito tempo. Porém, o The Guardian de hoje tem uma reportagem sobre o assunto que vale a pena ver.

Sem comentários: