28 março 2008

IVA A CAIR

Depois dos piercings, o governo arrisca-se a cair ainda mais no ridículo. Agora foi a vez do o Ministro das Finanças a propósito da descida do IVA. Segundo o PUBLICO, "Teixeira dos Santos... quer reforçar a vigilância em sectores "em que os mecanismos de fixação de preços nem sempre são muito transparentes". E apelou, ainda, ao papel dos consumidores nesta matéria, referindo como importante "a [sua] consciência cívica e pressão" para que "a descida do IVA se reflicta nos preços e o mercado funcione de forma correcta".
Controlar as empresas para verificar se a descida do IVA leva a uma descida de preços??? Controlar as empresas por causa de um mísero decréscimo de 1 ponto percentual no IVA??? Give me a break!, como dizem os ingleses. Enfim, um disparate, um perfeito disparate. Um desperdício de recursos.
Neste sentido, o governo tem que aprender que este tipo de acções é simplesmente contraproducente e um desperdício de recursos escassos. O governo tem que ser relembrado que os executivos são menos poderosos a nível económico do que pensam. O governo tem que se convencer que há batalhas que não vale a pena lutar. Sob pena de se arriscarem a perder as próximas eleições ou, pelo menos, perder a maioria absoluta.

Sem comentários: