19 março 2008

MENOS JUROS... OUTRA VEZ

A Fed cortou as taxas de juro novamente. Mais um corte agressivo (de 0.75 pontos percentuais), quase com contornos desesperados. Um dia depois do Secretário do Tesouro americano ter admitido que a economia estava num "declínio acentuado" (isto é, perto da recessão), a Fed actua. Os mercados já reagiram em alta. O que resta saber é se estes cortes todos das taxas de juro serão suficientes para travar a recessão da economia americana. Provavelmente não.
O que mais preocupa é que, com tantas baixas nas taxas de juro, pouca margem de manobra resta para futuras descidas dos juros. Supostamente as descidas dos juros devem estimular uma economia, conduzindo quer a uma subida do investimento quer do consumo. Mas a estratégia pode não resultar devido ao sobre-endividamento das famílias americanas. Neste caso, juros mais baixos podem não estimular um maior gasto dos consumidores e investidores, mas sim um maior pagamento de dívidas acumuladas.
No entanto, se esta política agressiva da Fed resultar em diminuir o impacto da recessão, certamente que Ben Bernanke se tornará tão mítico como o Alan Greenspan (a quem muitos, ironicamente, já culpam pela crise actual).

Sem comentários: