14 março 2008

MISSIONÁRIO DAS CAUSAS GRANDES

Depois do Médio Oriente, o Missionário das Causas GRANDES, aquela alma caridosa que tem por nome Tony Blair, vai liderar uma equipa internacional que tem por missão mediar um acordo entre a Europa, os Estados Unidos e a China sobre as alterações climáticas. No discurso em que anunciou (mais) estas novas funções, Tony Blair, o visionário, afirmou: "Act urgently or global warming will be irreversible" ("Actuem urgentemente ou o efeito de estufa será irreversível").
Pois tem toda a a razão, senhor Blair. O que eu gostaria de saber é o que é que ele fez em relação ao combate contra as alterações climáticas durante os 10 anos do seu governo.

2 comentários:

O Duende Assassino disse...

Isso do ser ambientalmente responsável e concomitantemente governante são duas realidades incompatíveis no mundo político. Só protegem o ambiente quando não governam. Assemelha-se a uma lavagem purificador da imagem política que eles deixaram enquanto assumiram cargos altos no governo. É como lavar os seus pecados.

Alvaro Santos Pereira disse...

Duende,

Pois é. Infelizmente é verdade. As coisas estão a mudar, mas ainda lentamente. O problema é que a maior parte dos impactos das alterações climáticas vai acontecer a longo prazo, quando os governos actuais já não estiverem no poder. Por isso, não têm grande incentivo para fazer actuar decisivamente. A não ser que as opiniões públicas assim o exijam...

Abraço

Alvaro