03 abril 2008

A IGNORÂNCIA DISTRAÍDA

Segundo o PUBLICO, o CDS/PP quer que seja realizado um inquérito à subida dos preços alimentares, que têm crescido a uma taxa mais elevada do que a inflação. Nomeadamente, o pão e o leite subiram cerca de 10 por cento entre Fevereiro de 2006 e 2007, o que alarmou os dirigentes deste partido político. Deixando de lado a demagogia política, estes(as) senhores(as) deviam fazer a lição de casa antes de tomar iniciativas como esta. Por todo o mundo, os preços alimentares (principalmente os cereais) têm subido de forma dramática. Os preços dos cereais subiram mais de 40 por cento no último ano nos mercados internacionais, o que tem inclusivamente levado a vários protestos violentos em diversas partes do mundo. Será que é assim tão difícil somar 2 + 2?
^
Aqui está um extracto da notícia do PUBLICO:
"O CDS-PP apresentou ontem no Parlamento duas iniciativas que visam tornar mais transparente o funcionamento do mercado em matéria de fixação de preços. Por um lado, recomenda ao Governo que solicite à Autoridade da Concorrência um inquérito sobre a evolução real dos preços de bens essenciais, como o pão, o leite, os ovos, a fruta e o peixe. Por outro, pede a criação de um portal de preços que permita, desde já, monitorizar a evolução dos preços dos bens essenciais e dos produtos afectados pela descida do IVA em um por cento, em especial o vestuário.No primeiro caso, o CDS-PP recorda que, segundo o INE, em Fevereiro de 2007, comparando com o mesmo mês de 2006, o pão estava cerca de 10 por cento mais caro; o leite, queijos e ovos custavam mais 11 por cento, enquanto o gás subiu cerca de sete pontos percentuais e a electricidade aumentou quatro pontos. "Os bens essenciais subiram muito acima da inflação, especialmente nos últimos meses", afirmou Diogo Feio, líder parlamentar do CDS, defendendo ser "essencial fazer um estudo comparativo e da evolução dos preços desses bens e perceber por que é que isso aconteceu".

2 comentários:

Gi disse...

Ainda não percebi a que é que os nossos políticos chamam inflação.

Deveria ser, parece-me, a subida de preços de uma série de bens importantes (normalmente os mesmos) num certo período de tempo.

De facto, parece ser um número qualquer que lhes cai no goto e ao qual os preços se deveriam conformar :-(

Alvaro Santos Pereira disse...

Boa pergunta, Gi. Eu vou tentar explicar num próximo post.