18 abril 2008

A NOVA PESTE NEGRA

Em meados do século 15, a peste bubónica ou Peste Negra dizimou grande parte da população europeia. A situação foi tão grave, que em certos países a população diminuiu em cerca de 25 a 30 por cento, o que contribuiu para o fim do sistema feudal. Salvaguardando os devidos contextos históricos, existem alguns paralelos interessantes entre a peste bubónica e a maior epidemia da nossa História recente, o HIV/SIDA. Para muitos países subdesenvolvidos, com o maior desafio ao seu desenvolvimento económico e à saúde pública é mesmo o vírus HIV/SIDA.
Os números do flagelo da SIDA são absolutamente aterradores, principalmente na Africa Subsaariana. Segundo dados do Banco Mundial, até ao ano 2001, mais de 15 milhões de pessoas tinham morrido devido ao vírus da SIDA. Em 2003, existiam cerca de 40 milhões de adultos portadores do vírus HIV/SIDA, 30% dos quais tinham entre os 10 e 24 anos. Dois terços dos portadores do vírus encontram-se na África Subsaariana, onde se registam mais de 83% das mortes relacionadas com o vírus da SIDA. Países como a Africa do Sul, a Namíbia, o Quénia, Moçambique, a Tanzânia, a Zâmbia e o Zimbabué têm entre 10 e 26 por cento das suas populações entre os 15 e os 49 anos infectadas.
^
Esta epidemia de proporções históricas representa o mais sério obstáculo ao desenvolvimento económico de toda a região Subsaariana. Por exemplo, nos últimos 35 anos o Botswana tornou-se num modelo de sucesso sem paralelo em Africa. Desde a sua independência, o Botswana passou de um dos países mais pobres do mundo na década de 60 para um pais de rendimento médio, com um PIB per capita de $7,800 em 2003. Contudo, o Botswana é actualmente um dos países mais afectados pelo vírus HIV/SIDA, com cerca de 40% da sua população infectada. No Botswana, o vírus da SIDA tem assim o potencial de eliminar grande parte dos ganhos resultantes do milagre económico das últimas décadas. O mesmo se passa em muitos outros países.
O vírus da SIDA tem também reduzido dramaticamente a esperança de vida das populações mais afectadas, a mortalidade infantil tem aumentado desproporcionalmente e um número sem precedentes de órfãos tem surgido devido a esta epidemia. Estima-se que somente em Africa existam mais de 10 milhões de órfãos resultantes do vírus da SIDA. Uma tragédia de proporções dantescas.

1 comentário:

Anónimo disse...

como é o nome do vírus da peste negra??