02 abril 2008

OS IMPOSTOS _ COMENTÁRIOS DOS LEITORES (14)

A propósito dos comentários do Tiago Moreira Ramalho, da Gi e do Antonio, vale a pena tecer as seguintes considerações:
  1. Os impostos continuarão a descer, pelo menos até às eleições. Porquê? Porque já começa a haver alguma margem de manobra a nível orçamental e porque o primeiro-ministro não quer ser acusado de ser o governo dos impostos altos. Quer isso dizer que o governo vai baixar os impostos com fins eleitoralistas? Claro que sim. Quem não o faria? Eu não conheço nenhum governo em nenhuma parte do mundo que não o faça. O governo de José Sócrates não será excepção.
  2. Quanto baixará o IVA? Pelo menos mais um ponto percentual, para os 19%. No entanto, é possível que o governo baixe o IVA um pouco mais, talvez para os 18%. José Sócrates poderia assim argumentar que o IVA estaria mais baixo do que quando subiu ao poder.
  3. 1% é muito ou é pouco? Como já aqui discutimos, o efeito será limitado, até porque a descida do IVA não será completamente incorporada nos preços dos produtos. Se há impacto é a nível das expectativas (sobre futuras descidas de impostos) e não sobre a economia real. Se ainda tem dúvidas, pergunte-se a si mesmo: Se uma televisão digital descer 10 euros (de 1000 para 990), será que isso faz a diferença entre comprar e não comprar a televisão? Claro que não. E se é assim porque é que seria diferente com a descida de 1 ponto percentual do IVA?
  4. É melhor baixar o IVA, o IRC, ou o IRS? Depende do objectivo do governo e para quem se destinam as políticas e reformas. Neste momento, penso que o governo beneficiaria mais com uma descida do IRS. O endividamento das famílias ainda é apreciável, e, por isso, uma descida dos impostos sobre o rendimento poderia ter um efeito positivo junto dos particulares.
  5. O que é que é preferível, baixar o IVA ou o IRC? Os economistas acham sempre que os impostos sobre os rendimentos impõem mais distorções na economia do que os impostos sobre das vendas ou sobre o consumo. Nesse sentido, será sempre preferível baixar o IRS ou o IRC do que descer o IVA

Sem comentários: