21 março 2008

LIÇÕES ESTÓNIAS

Nos últimos anos, a Estónia está rapidamente a tornar-se num dos casos de sucesso europeu. Sendo um país de dimensão muito reduzida e de independência muito recente, os governos estónios cedo apostaram nas reformas macroeconómicas e sociais que permitiriam o seu país aderir à União Europeia. Neste sentido, os governos encetaram uma série de medidas, que incluíram um grande programa de privatizações, políticas fiscais prudentes, uma reforma monetária, a liberalização comércio, e uma flexibilização do mercado de trabalho. A Estónia inovou a nível fiscal, com a introdução de uma taxa de imposto única para todos os contribuintes (24% a nível do rendimento individual). Acima de tudo, os governos estónios apostaram desde cedo na atracção do investimento estrangeiro (IDE), principalmente proveniente dos seus vizinhos escandinavos, Finlândia e Suécia.
^
Um regime fiscal simples e com baixas taxas de imposto, conjugado com recursos humanos qualificados e uma grande abertura ao capital estrangeiro foram os preceitos necessários para a atracção do IDE. Em 2004, o IDE totalizava cerca de 8.5% do PIB. Uma das grandes chaves de sucesso a nível de investimento estrangeiro na Estónia é a ausência de nacionalismo económico. Por exemplo, 90% do sector bancário espanhol está na mão de estrangeiros. Mesmo assim, poucos são os que andam a apregoar que os russos, finlandeses ou suecos estão a conseguir a nível económico o que não alcançaram a nível político...
A Estónia é actualmente uma das economias mais dinâmicas da UE com taxas de crescimento acima dos 6% ao ano. O tigre báltico continua a sua aposta na atracção de empresas estrangeiras, principalmente as empresas associadas aos sectores de TIC. A grande abertura e o sucesso da economia estónia ameaçam tornar este país de reduzida dimensão num paradigma da inovação e da excelência tecnológica a nível europeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Por exemplo, 90% do sector bancário espanhol está na mão de estrangeiros."

Não quereria dizer estónio?

Cumprimentos