30 junho 2008

JUROS MAIS ALTOS

E aí está a confirmação de que os juros na zona Euro vão aumentar. A inflação subiu mais do que se esperava e atingiu o valor mais alto de sempre (o "sempre" são só meia dúzia de anos...) na zona Euro. Já não há dúvidas que o Banco Central Europeu vai actuar. Os juros vão subir e, por consequência o euro vai-se valorizar um pouco mais. O combate ao abrandamento económico fica para outra altura. Afinal, como sabemos, a estabilidade dos preços é a única prioridade e o único objectivo para o BCE. Mais más notícias para a economia nacional e para dezenas de milhares de portugueses sobre-endividados, que irão ver as prestações mensais dos seus empréstimos bancários subir ainda mais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olééé!!!

Tiago Moreira Ramalho disse...

Também acho isto uma parvoíce... Se quiser passe pelo Afilhado que também escrevi sobre o assunto:

http://oafilhado.blogspot.com/2008/06/medidas-predefenidas-para-problemas.html

antonio disse...

Caro Álvaro,

O seu irremediável optimismo tem de ser adiado sine die. as noticias do dia são deprimentes. As quedas da bolsa portuguesa neste ano já totalizam 30%. O que faltará para que estas quebras se aproximem da sexta-feira negra de\1929? A inflação continua a subir. Cada vez mais os numeros oficiais da inflação vão sendo postos em causa. Contudo o seu crescimento parece imparável. O petróleo continua a subir. E como eu continuo a repetir, a procissão ainda não vai sequer no adro.

Para o ano sim, vamos sentir a crise. As empresas não aguentam eternamente.

O Álvaro tem dito que hoje em dia existem mecanismos já muito bem desenvolvidos, tais como politicas monetárias e fiscais que permitem amortecer e combater os efeitos da crise. Concordo que esses mecanismos amortecem os efeitos da crise mas não concordo que combatam a crise. Apenas amortecem.

Deixe-me estabelecer uma analogia. A alguem meu conhecido com forte influência no meio da saude foi diagnosticado um tumor maligno no cerebro. Depois dos exames foi-lhe dado uma esperança de vida de seis meses. Não era possivel sequer operá-lo. Mas pela sua situação muito previligiada ele não teve de esperar sequer um dia para ser sujeito aos tratamentos possiveis. Resistiu cerca de 4 anos. Mas nem por isso deixou de ter uma morte dramática. Cego e com convulsões.
E completamente degradado. Os avanços da medicina prolongaram-lhe a vida mas também lhe prolongaram o sofrimento.

Parece-me que o mesmo está acontecer com os instrumentos económicos que hoje temos ao nosso dispor para combater a crise. Vão prolongar a vida do actual tecido económico e amortecer os efeitos imediatos da crise mas não resolvem qualquer dos problemas e desiquilibrios que estão na sua origem. Repare-se apenas que embora se fale imenso na necessidade de combater a especulação no que respeita ao aumento dos preços do petróleo nada mais se faz do que falar sobre o assunto.

É certo que graça aos ditos instrumentos é possivel amortecer os efeitos da crise e seria hoje quase impossivel conceber uma crise igual à de 1929.( O meu primeiro trabalho de história economica na faculdade). Por isso esta crise vai ser diferente. Mas ela vem ai e vai ter os seus efeitos devastadores.

Só que em vez de uma queda brutal em poucos dias vai demorar muitos meses ou anos. Mas o final irá ser o mesmo. Cego e com convulsões. E vamos ter que ter muita paciencia porque ao contrario das outras crises existem hoje grandes jogadores fora do ocidente a jogar o mesmo e que so irao complicar tudo.

Um abraço


Antonio

Anónimo disse...

http://markonzo.edu Lol lol lol actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], 2390, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], stxkjot, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], ewinap, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], pxhrk, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], :-k,