21 junho 2008

TAXA ROBIN DOS BOSQUES

A chamada taxa Robin dos Bosques que (pelo que parece) será brevemente introduzida pelo governo português e, quiçá, por outros países europeus não terá os efeitos desejados. A ideia é taxar os lucros elevados das petrolíferas (só este ano as receitas do petróleo dos países do Golfo crescerão 75%) para depois distribuir o dinheiro para as camadas mais pobres da população. É uma ideia nobre e bonita. Taxa-se os ricos para das aos pobres. Infelizmente, a ser introduzida, tal taxa não terá o efeito desejado. É verdade que o Estado arrecadará mais receitas, que serão eventualmente reconduzidas para os mais pobres (mas não obrigatoriamente, pelo menos na sua totalidade). No entanto, como sempre se passa, quem pagará o aumento dos impostos das petrolíferas não serão essas empresas mas... nós todos. Sempre que há um aumento dos impostos dos produtos petrolíferos, as empresas do sector fazem o óbvio: transferem os encargos fiscais para os consumidores através de preços mais elevados. Uma taxa Robin dos Bosques não será diferente. Apesar do nosso idealismo, a verdade é que quem pagará a factura de tal medida seremos todos nós. Podemos ficar contentes em pensar que estamos a dar uma lição aos malvados das petrolíferas, mas não estaremos. Infelizmente, só nos estaremos a iludir (bem como a encher ainda mais os cofres do Estado...).
E, claro, convén não esquecer que não há impostos temporários. Impostos temporários quase sempre se tornam permanentes. Ou seja, mesmo que os preços do petróleo baixem um dia, a taxa Robin dos Bosques não desaparecerá.

1 comentário:

Tiago Moreira Ramalho disse...

Completamente de acordo Álvaro. A Taxa Robin dos bosques é uma parvoíce. Escrevi sobre o assunto no meu blogue (numa perspectiva um pouco diferente mas no mesmo sentido da sua).

http://oafilhado.blogspot.com/2008/06/economia-de-mercado-nah.html