01 março 2008

GLOBALIZAÇÃO

Nunca canso de me espantar com o nível de ressentimento e desconfiança que muitos dos meus alunos têm em relação à globalização. Quase todos(as) são de Sociologia, Filosofia ou Antropologia. Alguns de Ciência Política. De um modo geral, os(as) de Economia ou Gestão não são tão cépticos(as). Mesmo assim, é perfeitamente claro que, apesar de todos(as) terem uma opinião sobre o assunto, o nível de ignorância é grande. E as causas e consequências da globalização são simplesmente desconhecidas por uma grande maioria das nossas populações.
É neste contexto que se deve saudar a tradução e publicação do livro de Martin Wolf (acima) pela Dom Quixote.
^
O livro de Wolf divulga e sintetiza os principais factos que a investigação sobre a globaliza tem descoberto. Quais são estes factos? Em primeiro lugar, a globalização não é um fenómeno recente. No século 19, houve uma era de globalização pelo menos tão significativa como a actual. Esta era de globabilização acabou quando algumas tendências proteccionistas passaram a dominar a ideia de comércio livre.
^
Em segundo lugar, existem muitas ideias falsas e muitos mal entendidos em relação à globalização. A globalização não é um fenómeno liderado pelos Americanos. De um modo geral, os salários não baixaram por causa da globalização. A globalização não é a causa de uma maior desigualdade de rendimentos. E até o trabalho infantil não aumentou devido à globalização. Todos estes são mitos que os economistas desfizeram e que são analisados por Wolf neste livro, o qual demonstra inequivocamente que a solução para muitos dos problemas económicos do mundo não é descartar a globalização, mas sim reformá-la.
Um livro a não perder para quem quer perceber melhor as reais consequências da globalização.

3 comentários:

Desidério Murcho disse...

Outro livro que vale a pena ler sobre a globalização, com propostas concretas para melhorar as coisas é Um Só Mundo, de Peter Singer (Gradiva), que aconselho vivamente.

Alvaro Santos Pereira disse...

Desidério,
Obrigado pela excelente sugestão. Este é um livro que gosto muito e que ensino na minha cadeira sobre globalização e desenvolvimento económico. Vou colocar um post no blog com a sua sugestão.

Abraço
Alvaro

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.