09 março 2008

NARCO BISSAU

A história de como a Guiné Bissau se transformou no primeiro narco-Estado do mundo é contada hoje no The Observer.

3 comentários:

Gi disse...

Impressionante! Não sabia nada disto. O tráfico de droga é um horror.
Curioso o paralelismo que se pode observar entre consumo de cocaína e desenvolvimento económico no sistema competitivo ocidental. Alguém já se terá interessado em estudar o consumo nas classes emergentes da Índia?

Alvaro Santos Pereira disse...

Olá Gi,

Pois é. É por isso que muitos (nos quais não me incluo) têm proposto acabar com os lucros dos traficantes através da legalização do mercado da droga. Penso que esta é uma solução radical, mas talvez valha a pena pensar em soluções menos ortodoxas para acabar com este flagelo.

É muito provável que alguém sew tenha debruçado sobre o consumo nas classes emergentes da Índia. Provavelmente algum economista ou sociólogo. Já há escritores (como Chandra) que têm falado sobre o tema, pelo menos de passagem.

Gi disse...

Álvaro, eu também não concordo com a legalização do tráfico, simplesmente porque as drogas são prejudiciais para toda a gente (excepto os bolsos de alguns). Não tenho, contudo, a certeza de ter razão, e não consigo imaginar uma solução melhor, partindo do pressuposto que as ditas drogas não vão deixar de existir, nem vão deixar de ser consumidas.

No entanto, suponho que o facto de se venderem armas legalmente não impede o tráfico ilegal das mesmas e os lucros dos traficantes.

Idem para os diamantes.

Julgo eu.