21 maio 2011

O FIM DO POPULISMO

O debate de ontem mostrou que o populismo e o irrealismo que governou o país nos últimos anos está a chegar ao fim. Finalmente. Só falta conhecer quais serão os danos totais que o populismo vai legar ao país. Infelizmente, só saberemos a resposta a esta questão quando o novo governo tomar posse e quando for realizada uma verdadeira (e independente) auditoria às nossas contas públicas. Já não falta muito para sabermos a verdade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o Álvaro está demasiado confiante no Pedro Passos Coelho.

Há muita gente em Portugal que se sente entre a espada e a parede.

Politicos....mais do mesmo...

Abraço

Jorge Alvarinho

Pedro Teixeira disse...

O debate de 6a Feira mostrou duas visoes bem diferentes de como governar o país no futuro (apesar de Passos Coelho não parecer ter o carisma que garante vitórias).

Pessoalmente fiquei pouco surpreso com o boomerang que a discussão sobre a TSU significou para o José Sócrates. Aquela que é considerada uma medida crítica do programa de ajustamento, é desvalorizada pelo PM, indicando que a "vai estudar". Este ponto e este exemplo é sintomático: se não mudarmos o governo deste país, o programa da troika e o financiamento irão durar 3 meses até á próxima avaliação, e termina por aí.

Sou dos que acredita que Portugal tem que se libertar dos mitos do 25 de Abril (os mesmos que definem o país entre os bons de esquerda e os maus de direita), e tem neste programa de ajustamento a sua maior oportunidade da década. Para que chegados a 2020 vejamos sucesso e esperança, e não uma longa agonia de empobrecimento.