Quando vivi na Inglaterra há alguns anos, os únicos produtos portugueses que conseguia encontrar nos supermercados e lojas inglesas eram o inevitável vinho do Porto (que é provavelmente mais popular na Grã Bretanha do que entre nós) e pêra rocha. Por isso, não foi totalmente surpreendente saber que as exportações de pêra rocha não param de aumentar. Já exportamos mais de 150 milhões de euros por ano. Tudo porque os exportadores do sector apostaram na inovação, na consolidação e na internacionalização. Exemplos a emular em outros sectores. A verdade é que as potencialidades da nossa agricultura ainda estão muito pouco aproveitadas. E a aposta nos chamados bens transaccionáveis (os sectores exportadores) também tem de passar por aqui.
1 comentário:
Obrigado por mencionar este caso, sendo eu natural do Oeste. Importa referir que o Estado não andou a dizer aos empresários o que deviam fazer e estes não ficaram à espera que os compradores de pêra rocha viessem ter com eles, mas procuraram activamente novos mercados, além de terem modernizado a produção e a comercialização desta fruta.
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