19 maio 2008

INVADIR MYANMAR???

O ciclone que assolou o Myanmar (Birmânia) causou pelo menos 80 mil mortos. 80 mil. Provavelmente mais. Muitos mais. Para além da terrível devastação, o número de mortos pode aumentar ainda muito, muito mais, principalmente se a ajuda externa não chegar a quem precisa. Como a junta militar tem-se apropriado de parte da ajuda externa e como a mesma junta tem bloqueado sistematicamente a entrada de observadores internacional e de ONGs, há centenas de milhares de pessoas que correm o risco de morrer à fome ou devido a doenças como a cólera. Perante a intransigência da junta, têm-se levantado muitas vozes que defendem uma intervenção militar de Myanmar por parte das Nações Unidas. Desde a blogosfera à revista Time, a possibilidade de invasão tem sido aflorada por um número crescente de analistas.
^
Neste sentido, o que interessa perguntar é: independentemente da crueldade da junta militar que não se importa que o seu povo morra desnecessariamente, será uma invasão mesmo uma solução credível ou aceitável? Depois do que aconteceu no Iraque, como é que podemos defender tão levianamente a invasão de países soberanos (mesmo sob a égide a ONU), por mais que os seus povos sejam governados por tiranos inqualificáveis?

3 comentários:

Gi disse...

Como este David Davis, ministro do Interior do governo sombra conservador em Inglaterra, que terá dito que é preciso invadir o país, matar os generais e alimentar o povo?

Iain Dale, seu correligionário, que o cita, parece não acreditar que fosse a sério.

Alvaro Santos Pereira disse...

Olá Gi
Fazer promessas é fácil quando se está na oposição. O Blair e o Brown tamb+em queriam ter uma política ética na vende de armas britânica. Prontamente abandonaram a ideia...

Alvaro

Gi disse...

Além de que era isso que também se prometia para o Iraque (invadir o país, derrubar Saddam Hussein, alimentar o povo) e infelizmente viu-se o resultado...