14 maio 2008

OS EXEMPLOS QUE VÊM DE CIMA

Os políticos fartam-se de apregoar que a política é a actividade mais nobre que existe. Que estão na política por amor à camisola. Que estão na política para dar o exemplo. Que a vida pública merece e necessita de uma seriedade acima da média. Neste sendido, este governo tem tentado implementar medidas que visam aumentar o bem-estar comum, mesmo que se tenha que restringir benefícios privados. É exactamente nesse prisma que foi introduzida a lei do Tabaco, que tanta celeuma causou entre nós.
É por isso que é tão lamentável a notícia que o primeiro-ministro e o ministro da Economia se deram ao desplante de fumar num avião fretado para a viagem governamental à Venezuela. Mais uma vez se aplica a máxima que todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais do que os outros. Prega-se a moralidade e altos princípios de ética e moral, e faz-se exactamente o contrário. Proibe-se o fumo em locais públicos para logo se autorizar os nossos governantes a desrespeitarem a lei. Um disparate e um verdadeiro atentado à inteligência dos portugueses.
^
Noutro país europeu, semelhante atitude não seria perdoada nem pela opinião pública, nem pelas várias forças políticas. Noutro país europeu o primeiro-ministro e o ministro da Economia seriam certamente forçados a demitir-se ou, no mínimo, seriam forçados a apresentar uma desculpa formal ao povo português pelo insulto que eles acabaram de cometer. Pela hipocrisia aberrante que semelhantes sobrancerias implicam. Em Portugal, país de brandos costumes e líder incontestável das práticas de desresponsabilização pessoal, certamente que nada de especial irá acontecer nem ao primeiro-ministro nem ao ministro da Economia. Uns protestos aqui e ali na blogosfera, uma ou duas piadas de mau gosto dos partido da oposição, mas mais nada.
Ora, o que o primeiro-ministro teima em não compreender é que os maus exemplos que vêm de cima têm consequências, tanto a nível político como da credibilidade das políticas apresentadas. (p. ex. Se o primeiro-ministro se dá ao direito de fumar num lugar público, como é que tem a autoridade moral para punir quem quer que seja com a lei do Tabaco introduzida pelo seu governo?) Os exemplos que vêm de cima são fundamentais para o bom funcionamento da economia e a boa aplicação das leis. Era bom que o primeiro-ministro assim o entendesse de uma vez por todas.

1 comentário:

antonio disse...

Boa noite Álvaro,
Finalmente e com grande gosto vejo-o defender a teoria que o exemplo tem de vir de cima. Você não vive cá e talvez não se aperceba . Grande parte da classe média está destruida. Os mais pobres estão em apuros.Os sacrificios são enormes. E depois há uns Xicos espertos que estão acima da lei.

E o Sr.Sócrates desculpa-se dizendo que ignorava a proibição.

Não sabe o nosso 1º que a ignorância da lei não aproveita a ninguém? É esta equipa que nos governa e se propõe governar-nos por mais meia dúzia de anos?

E já agora, noticias do dia.

Crescimento da União do último trimestre: +0.7% Portugal:-0.2%
Número de dias que os Portugueses tiveram de trabalhar para pagar os impostos: 2007 - 136 dias; previsão para 2008 - 137 dias.
Esta é que foi a verdadeira reforma. Crescimento do número de pessoas em Portugal no último ano que recorrem ao Banco Alimentar contra a Fome: 236.000 portugueses.
Recusa de Teixeira dos Santos en aumentos intercalares devido à subida da inflacção. Porque isso geraria tensões inflacionistas. Até aqui tudo bem. Mas qual foi a sua defesa? Que a subida de preços se limita ao petróleo e alimentos. A que os portugueses se têm de habituar. Como sempre são os mais pobres que sofrem. A justificação técnica entende-se. A afirmação política é de mau gosto. Transportes publicos privados ameaçam não sair à rua se não for autorizado um aumento de 6%.
Pela 1ª vez em Portugal houve mais mortes do que nascimentos. Mais 1514 mortos.Isto diz tudo sobre o estado de Alma dos portugueses.
Acabei de ouvir o nosso 1º dizer que temos que fazer crescer as nossas exportações para inverter as tendências negativas da nossa economia. Na minha actividade exporta-se para fora da zona Euro. Devido à força do Euro a minha actividade entrou em recessão. Ainda ontem foram 3 horas de reunião com um buyer. Não se chegou a acordo por uma unica questão. Preço. O Euro subiu 20%.
E o nosso 1º sonha com aumento de exportações? Será que estamos perante um caso de esquizofrenia?

Por ultimo,os anuncios do nosso 1º Na última semana foram 400.000.000 de Euros para investigação.Não seria mau.Se não fossem os outros milhões já prometidos. É que são dois anuncios em média por semana. E ainda estamos longe das eleições. Aonde vamos parar?

Fique por aí. Por cá só de férias.

Um abraço