06 outubro 2010

OS FILHOS QUE PAGUEM A CRISE

"No período conturbado que se seguiu ao 25 de Abril de 1974 houve uma frase que se tornou emblemática. A frase era “os ricos que paguem a crise”, e significava que os mais abastados deveriam pagar a factura dos excessos do período (como se as nacionalizações e aumentos salariais de 30% não bastassem).
Actualmente, enfrentamos uma nova crise que tem contornos internacionais (e, assim, fora do nosso controlo), mas também nacionais (que não conseguimos controlar há uma década). E como nova crise que é, surgiu um novo lema. O lema actual é “os filhos que paguem a crise”, um lema que nunca é proferido, mas que está sempre latente na estratégia de combate à recessão.
Como é que os nossos filhos irão pagar a nossa crise? Através do crescente e preocupante endividamento que estamos a acumular todos os anos. Como é óbvio, a estratégia de “pedir” aos nossos filhos para pagarem a crise não se restringe a Portugal, pois a maioria dos países ocidentais também se endividou nos últimos anos.
No entanto, e como a crise nacional já se arrasta há uma década, nós temos sido verdadeiros recordistas do endividamento. Actualmente, estamos em todos os tops 20 do endividamento mundial. E quem pagará as nossas dívidas? Os governos futuros e os nossos filhos, como é óbvio. Com pais assim, como é que nos podemos admirar se, um dia, os nossos filhos se virarem para nós e nos acusarem de lhes termos arruinado a vida? Como é que nos poderemos surpreender se os nossos filhos se recusarem a pagar as nossas reformas, o nosso sistema de saúde, ou o nosso Estado Social?"

PS. Este é mais um dos meus artigos sobre a crise que foi publicado na minha colaboração regular com o Notícias Magazine

3 comentários:

Carlos Pereira disse...

A dívida fica para os nosso filhos, e se eles não tiverem meios para pagar? Como viverão? O país criará riqueza para fazer face aos erros do passado ou ainda se afundará mais?
Normalmente, quando uma empresa fica numa situação destas, o empresário fecha a empresa e abre outra com outro nome (malabarismos). Que nome irão dar a Portugal no futuro? …

Carlos Pereira

Joao Quaresma disse...

Totalmente de acordo e já há bastante tempo que a possibilidade me ocorreu ( http://regabophe.blogspot.com/2009/08/e-se-eles-nao-quiserem-pagar.html ).

Um dia ainda poderemos vir a ouvir:«Os velhos que paguem a crise!»

Parabéns pelas excelentes análises com que nos tem brindado.

Guillaume Tell disse...

De uma certa forma ainda bem que sejamos nós a pagar pelos erros actuais. Assim a minha geração terá todos os motivos para melhorar a justiça neste país e prender estes criminosos.
Isto é lógico ao fundo: quando uma empresa vai a falência o proprietário deve desenrascar-se para pagar as indemnizações aos credores e aos trabalhadores.