13 outubro 2010

PARABÉNS À DIPLOMACIA

Parabéns à diplomacia portuguesa por ter conseguido assegurar a nomeação como membro não permanente para o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O feito só foi possível graças à tenacidade e ao intenso esforço de "lobbying" da nossa diplomacia junto dos países que votaram em nós, um esforço que durou vários meses (ainda se lembram da polémica com o nosso embaixador na UNESCO?) e foi planeado detalhadamente.
Só para termos uma ideia da importância do cargo nos círculos diplomáticos, vale a pena referir que os canadianos estão em verdadeiro estado de choque que um pequeno país como o nosso pôde passar à frente de um país como o Canadá. O principal partido da oposição canadiano acusa o governo de descurar as questões internacionais, enquanto o governo acusa a oposição de ter contribuído para a má votação.  Enfim, o normal nestas coisas (Para ter uma amostra do amargo de boca e da incredulidade sentida pelos canadianos,  clique aqui, aqui, ou aqui.).
Para nós, é óbvio que esta eleição não contribuirá em nada para resolvermos a grave crise nacional. Porém, que a vitória sabe bem, sabe. E, por isso, devemos estar gratos aos nossos diplomatas, que, cujo trabalho nem sempre é visível ou louvado, mas que é quase sempre eficaz.

Sem comentários: