19 março 2011

O RELÓGIO DA DÍVIDA PORTUGUESA (2)


A Canadian Federation of Taxpayers arranjou um atrelado e colocou um relógio da dívida do país mesmo à frente do Parlamento. Seria bom que alguém em Portugal tivesse a mesma iniciativa para que as dívidas do nosso país fossem bem publicitadas e conhecidas por todos(as). Mais concretamente, seria bom se o relógio da dívida portuguesa tivesse a seguinte informação: dívida pública total, a dívida pública por português, a dívida externa bruta e a dívida externa por habitante. Aqui estão os números mais recentes (apesar de, certamente, já estarem desactualizados):

DÍVIDA PÚBLICA 
151.562 milhões de euros
(dados de 31 de Janeiro de 2011)

DÍVIDA PÚBLICA POR HABITANTE
14.298 euros
(dados de 31 de Janeiro de 2011 e assumindo uma população de 10,6 milhões de pessoas)

DÍVIDA EXTERNA BRUTA
399.910 milhões de euros
(dados de 30 de Setembro de 2010)

DÍVIDA EXTERNA BRUTA POR HABITANTE
37.727 de euros 
(dados de 30 de Setembro de 2010 e assumindo uma população de 10,6 milhões de pessoas)

5 comentários:

kurtz disse...

Penso que há um pequeno erro no seu post, por certo uma pequeníssima distracção. O valor da dívida externa pública por habitante não é de "37.727 milhões de euros" mas sim de "37.727 euros". Depois de emendar, pode apagar esta mensagem. Muito obrigado pelas constantes e claras explicações acerca da economia portuguesa.

Alexandre Carvalho da Silveira disse...

Gostaria que o Prof Alvaro Santos Pereira me fizesse o favor de confirmar se os seguintes numeros estão correctos: divida publica+dividas das empresas publicas+ppps será qualquer coisa como 240-250 mil milhões de euros.
Antecipadamente grato
ACS

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro Kurtz

Obrigado. Já corrigi.
Abraço

Alvaro

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro Alexandre Carvalho da Silveira,

Sim, os números estão correctos. A dívida pública directa é cerca de 151,5 mil milhões de euros, as dívidas das empresas do SEE equivalem a cerca de 40 mil milhões de euros, e os encargos das PPPs rondam os 48 mil milhões de euros.

Abraço e obrigado

Alvaro

Anónimo disse...

Já agora era interessante que publicasse o valor da dívida portuguesa no ano em que o actual governo PS tomou posse e porque não também dos governos anteriores, para termos uma comparação da "evolução" assim como os respectivos valores relativos ao PIB. Era uma métrica interessante para avaliar o desempenho dos governos.