15 março 2011

O SILLICON VALLEY EUROPEU?

Para além da moderação salarial, existem razões bastante sólidas que ajudam a explicar o forte crescimento económico da Alemanha. Por exemplo, este artigo do Guardian analisa a forma como a Bavária e a Alemanha se tornaram numa espécie de Sillicon Valley europeu.

2 comentários:

Pedro Teixeira disse...

Uma publicação francesa de economia, "Alternatives Economiques", tem dedicado bastante espaço ultimamente a mostrar que o actual modelo alemão, não só não é um caso de sucesso (a Alemanha esteve 15 anos a perder face ao resto da Europa, e um ano bom depois de uma queda maior que a média em 2009 não significa modelo de sucesso), como a adopção em toda a Europa de um modelo alemão levaria à ruína da indústria europeia. Ainda não pensei muito neste tema, mas uma coisa é certa: o incremento de competitividade da Alemanha nos últimos anos é especialmente relevante face aos restantes países da UE, não tanto face ao resto do mundo. Nesse prisma, o sucesso alemão e os excedentes alemães são-no à conta dos défices do resto da Europa. Fica a questão: será realmente este um modelo de sucesso para a Europa, ou estaremos apenas perante uma região da Europa que ganhou competitividade face a outras regiões, mas que ainda não está pronta para ganhar aos pesos pesados de fora?

Freire de Andrade disse...

Depois de ler o postal (e dar uma vista de olhos pelo artigo do Guardian) e o comentário de Pedro Teixeira, confesso que fiquei confuso. Estamos habituados a ver a Alemanha como um modelo económico a tentar imitar para se conseguir a competitividade e o crescimento que aquele país conseguiu. Será que, tal como quando pensávamos seguir o modelo da Finlândia ou da Irlanda, estávamos enganados?

Já agora, perdoe-se-me um pequeno reparo de linguagem: O estado alemão do sul a que se refere o Guardian e ilustrado pelos bebedores de cerveja da Oktoberfest, antigo reino independente onde o rei Ludwig II delapidou o dinheiro dos contribuintes em castelos de sonho, não se chama Bavária em português, mas sim Baviera.