11 maio 2011

VENDER OURO PARA PAGAR DÍVIDA PÚBLICA

O Expresso perguntou a vários economistas se seria boa ideia alienar parte das nossas reservas de ouro para podermos ajudar a pagar a nossa dívida pública. A questão é pertinente porque nós temos 382,5 toneladas de reservas de ouro, o que, a preços de hoje, equivale a cerca 7% do PIB nacional. Aqui está parte da minha resposta.
"É certo que parte das reservas de ouro poderiam ser utilizadas numa situação de emergência nacional. No entanto, e para evitar passar a imagem de facilitismo, seria melhor que a eventual alienação das reservas fosse feita conjuntamente com um programa abrangente de redução de dívida pública, bem como das despesas estruturais do Estado. Se não, não deve ser feito"
O artigo do Expresso está aqui. Esta questão encontra-se bastante mais desenvolvida no meu novo livro. 
Já agora, aproveito para recomendar o excelente blogue do Jorge Nascimento Rodrigues, onde também se encontra este artigo.

1 comentário:

António Parente disse...

O efeito da venda do ouro seria igual ao das privatizações: um alívio temporário do défice e/ou da dívida pública, um sentimento de euforia traduzido no "nós conseguimos!" e depois uma nova vaga despesista. Daqui a 20 anos teríamos o défice, a dívida e já não teriamos o ouro.