02 maio 2008

INFLAÇÃO E O PREÇO DO PETRÓLEO _ PERGUNTAS (13)

A Gambozina pergunta:
"Com o aumento constante e quase vertiginoso do preço dos combustiveis no nosso país, como é que os valores da inflação estão relativamente controlados? Não é suposto o custo de todos os produtos dependerem mais ou menos directamente do preço dos combustiveis? Então porque é que não se reflecte? As empresas estão a assumir esse aumento de custo e ganham menos?"
A inflação não tem sido mais elevada porque o dólar americano tem-se desvalorizado consideravelmente em relação ao euro. Como o petróleo é negociado em dólares, a subida do preço do crude não é totalmente reflectida nas nossas contas quando o importamos. Um euro forte significa exportações mais caras, mas importações mais baratas. Por isso, importamos o petróleo menos caro devido à subida do euro. E assim a inflação importada não é tão significativa.
~
O gráfico abaixo reflecte exactamente o diferencial entre os preços do petróleo em dólares ($) e em euros. Como podemos ver, o preço do crude tem subido mesmo em euros, mas tem crescido muito mais em dólares. Se não fosse a desvalorização do dólar, estaríamos a importar bens (como o petróleo) bem mais caros e a inflação seria bem mais preocupante.

Figura: http://www.eurotrib.com/story/2008/3/12/143238/164

1 comentário:

Luís Aguiar Santos disse...

Esta diferença do preço do petróleo em dólares e em euros quer dizer, acima de tudo, que a Reserva Federal tem seguido uma política de desvalorização do dólar mais acentuada do que o BCE com o euro. Daí que o preço do petróleo expresso em cada uma das duas moedas acuse esta diferença.

Por outro lado, em geral, a relação é a inversa da sugerida pela Gambozina: a desvalorização das moedas, com o aumento da massa monetária em circulação (promovida pelos bancos centrais) é que leva à subida dos preços expressos nessas moedas. As excepções ocorrem quando existem, sectorialmente, desequilíbrios notórios entre a oferta e a procura - o que não parece ser o caso do petróleo agora. Mas, em geral, a subida dos preços ao consumidor (vg. inflação) é um fenómeno puramente monetário.