01 maio 2008

BIOCOMBUSTÍVEIS E PREÇOS


Uma das grandes causas da subida dos preços alimentares tem sido a crescente utilização de alguns cereais como biocombustíveis. Nem todos os biocombustíveis são iguais e nem todos são culpados pela subida dos preços (p. ex. o etanol brasileiro não é causador da subida dos preços alimentares). No entanto, podemos estar certos que, após esta crise estar sarada, muitos dos planos de conversão de terras para cultivo de biocombustíveis serão simplesmente postos de lado. Pelo menos até ver. E ainda bem.
PS. figura da Slate.com

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu diria que isso será apenas o ínicio da explosão de uma "bolha verde" que vem crescendo desde o início do milénio. Depois dos biocombustívies talvez se deva também olhar para as energias renováveis, com especial foco para a energia solar. A especulação em redor destas empresas é de tal ordem que ninguém comenta os resultados que estas companhias vêm apresentando. Toda a gente refere que são empresas para o futuro, para o longo prazo. Pois é, mas como Keynes dizia: "no longo prazo estamos todos mortos"!

continuação de bons "posts".

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro LMLeitão

O caso das energias renováveis é extremamente interessante. Tem toda a razão. Não tenho dúvidas que algumas das maiores bolhas especulativas dos próximos anos irão acontecer nestes sectores.

Obrigado

Alvaro

Anónimo disse...

Olá muito Boa Tarde, gostaria de acrescentar o seguinte comentário.
Sou estudante finalista de eng.Mecânica na área da energia e durante o curso nos últimos anos o tema das energias renováveis tem vindo a ser bastante relevante, mas a minha questão é a seguinte, não será esta subida dos preços dos cereais especulativa?

Sei como estudante na área da energia que se todos os carros andassem a biocombustível não haveria terreno suficiente para cultivar os os respectivos cereais, ou seja, não haveria terra disponível para produzir todo o cereal necessário para produzir todo o combustível! Sendo assim penso que se trata apenas de especulação.

Cumprimentos.

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro João

a componente especulativa é claramente parte da resposta. Aliás, é muito provável que os preços dos cereais não se manterão elevados por muito mais tempo. No próximo ano, é provável que os preços voltem a valores mais realistas

Alvaro