01 maio 2008

DIA DO TRABALHADOR

Hoje é dia do Trabalhador. Se na Europa e noutras partes do mundo o dia é assinalado com um feriado, no mundo anglo-saxónico isso não se passa. Na Inglaterra, o dia do trabalhador é celebrado na última semana do mês de Maio, enquanto nos Estados Unidos e no Canadá o "Labour Day" acontece na primeira semana de Setembro.
Em Portugal, certamente que o dia será aproveitado pelas organizações sindicais para se manifestarem contra "a política do governo" e a "favor dos direitos dos trabalhadores". E também contra a "precaridade do emprego", isto é, contra o novo código do trabalho.
Que trabalhadores é que as centrais sindicais estão a falar? Todos? Não necessariamente. Para estas organizações, alguns trabalhadores são mais trabalhadores do que os outros. Sempre achei interessante que, para as centrais sindicais, os "trabalhadores" são principalmente aqueles ligados às fábricas, os operários em particular. Esta noção restrita de trabalhador é cada vez mais desadequada à realidade actual, visto que uma das grandes tendências das economias mais desenvolvidas é o crescimento do sector dos serviços e a diminuição do sector industrial. Seria bom que neste Dia do Trabalhador os sindicatos também dessem conta da inevitabilidade dessa tendência.

4 comentários:

Gi disse...

Mas o Labour Day, mesmo em Setembro, é feriado.

Alvaro Santos Pereira disse...

Olá Gi

Tem toda a razão. E na Inglaterra também. Assim como deve ser. A única diferença é que lá não há "pontes". É sempre à segunda-feira

Alvaro

Gi disse...

Há anos, o então primeiro ministro Cavaco Silva tentou passar os feriados todos (excepto o Natal) para as segundas ou sextas feiras, segundo esse modelo, mas os sindicatos e a igreja católica não permitiram.

Alvaro Santos Pereira disse...

Olá Gi

E depois foi o Bagão Felix a tentá-lo sem efeito. Um disparate. É uma boa ideia e beneficiaria a (quase) todos.

alvaro